Cachené, Lda

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A sua segurança é uma das nossas prioridades, a mais importante. Saiba como utilizar a nossa energia, para seu conforto, em total segurança.
Cachené, Lda

Tubo flexível de ligação ao aparelho a gás
Aparelhos a gás
Durante o funcionamento
Esquentadores
Garrafa e redutor
Recomendações importantes no caso de cheirar a gás ou de detectar uma fuga


Tubo flexível de ligação ao aparelho a gás
Cachené, Lda1. O tubo flexível a utilizar na ligação, deve ser próprio para gás (butano/propano) e apresentar a respectiva marcação. O seu comprimento não pode ser superior a 1,5m.
2. Ao instalar o tubo flexível nos porta-borrachas do redutor e do aparelho a gás, ajuste completamente o tubo. Utilize sempre as braçadeiras, bem ajustadas, em ambas as extremidades.
3. Nunca dobre o tubo de forma a estrangulá-lo em qualquer ponto da sua extensão.
4. Mantenha sempre o tubo afastado das fontes de calor, evitando a sua passagem pela traseira dos fogões.
5. Vigie o tubo com frequência e substitua-o logo que verifique que a borracha está a ficar ressequida, apresentando fissuras ou aspecto encortiçado.
5. Cumpra rigorosamente o prazo de validade impresso no tubo flexível.

Aparelhos a gás
Cachené, Lda-Ao adquirir e antes de montar os aparelhos a gás, certifique-se de que foram aprovados e preparados para o gás a utilizar (butano/propano).
-Para a sua montagem recorra a uma entidade credenciada.
Acender e apagar os aparelhos a gás
1. Acenda o fósforo ou accione o acendedor antes de abrir o gás no aparelho. Caso o aparelho não fique ligado, feche o manípulo do aparelho a gás e repita a operação.
2. Cada vez que terminar a utilização, feche o gás não só no respectivo manípulo do aparelho, mas também no redutor da garrafa.



Durante o funcionamento
1. Não permita que os líquidos a ferver se derramem e apagem o lume, para evitar que o gás saia directamente do queimador, sem arder.
2. Periodicamente ou quando a chama deixar de ser estável e azulada, e passar a apresentar-se instável, ruidosa ou fortemente amarelada, mande rever os seu aparelho por uma Entidade Credenciada.

Esquentadores
Cachené, Lda1. Nunca permita a instalação de esquentadores no interior de quartos ou casas de banho.
2. Certifique-se de que o aparelho está preparado e aprovado para o gás a utilizar (butano/propano).
3. Para a instalação destes aparelhos recorra apenas e só a Entidades Credenciadas.
4. Certifique-se de que o aparelho foi instalado de forma a assegurar-lhe uma tiragem correcta, com a conduta de evacuação dos produtos de combustão devidamente montada entre a saída do aparelho e o exterior da habitação ou a conduta da chaminé.
5. Certifique-se de que o local da instalação dos aparelhos a gás é bem ventilado.
6. Nunca retire ou mude de posição o sensor de evacuação dos produtos de combustão, sob pena de colocar em risco a sua saúde (intoxicação por monóxido de carbono).
7. Para acender o esquentador certifique-se primeiro de que as torneiras de utilização de água quente se encontram fechadas.

Garrafa e redutor
Cachené, Lda1. Nunca deve utilizar ou armazenar garrafas de gás em caves.
2. Ao ligar o redutor à válvula da garrafa, assegure-se de que aquele ficou bem ajustado.
3. Nunca utilize ferramentas para resolver eventuais dificuldades no manuseamento da válvula ou do redutor.
4. Defenda a válvula de qualquer pancada ou outros maus tratos que possam afectar as suas condições de segurança.
5. Nunca deite ou inverta a garrafa quando está em serviço.
6. Logo que termine cada utilização, deixe o redutor sempre fechado mas não o retire da garrafa.
7. Nunca substitua a garrafa vazia por outra cheia, na proximidade de chama ou fonte de ignição.
8. Contacte ou dirija-se ao Revendedor local sempre que suspeite de alguma deficiência na válvula da garrafa ou no funcionamento do seu redutor.

Recomendações importantes no caso de cheirar a gás ou de detectar uma fuga
1. Feche imediatamente o redutor e as torneiras do aparelho a gás.
2. Abra as portas e as janelas para provocar a ventilação no local.
3. Apague e não faça qualquer chama, com fósforos, acendedores, velas, isqueiros, cigarros, etc.
4. Evite fazer qualquer tipo de faísca, não ligue nem desligue qualquer interruptor ou aparelho eléctrico, nem utilize o telemóvel ou telefone no local.
5. Desligue o quadro eléctrico somente se estiver fora do compartimento onde cheira a gás.
6. Tenha presente que as zonas mais perigosas, passíveis de provocarem acidentes, localizam-se junto do ponto de fuga e próximo do solo , uma vez que os gases butano e propano são mais pesados que o ar.
7. Nunca procure uma fuga de gás com chama. Utilize sempre uma emulsão de água ou um produto espumífero.
8. Se o cheiro a gás não desaparecer, coloque a garrafa ao ar livre e comunique imediatamente com a Cachené, Lda ou com os Bombeiros locais.
9. Se a fuga de gás se inflamar, tape imediatamente o local da fuga com um pano humedecido em água e, conforme a situação, comunique imediatamente com a Cachené, Lda ou com os Bombeiros locais.

Para a Galp Gás, a segurança é um valor fundamental. Por isso foi lançado um serviço de aconselhamento a clientes sobre as condições de segurança das instalações de gás em garrafa.
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A manutenção das instalações de gás abastecidas a garrafas, na casa dos clientes, é da exclusiva responsabilidade destes. O que se tem verificado é que os clientes, na maior parte das situações, não a efectuam. Isso reflecte-se nas condições de segurança em que mantêm as suas instalações de gás, muitas vezes com equipamento fora da validade, como é o caso dos tubos de borracha de ligação aos aparelhos de queima.

A Galp Gás lançou o Serviço de Substituição Periódica, um serviço de alerta e aconselhamento das condições de segurança das instalações de gás em garrafa. Assim, sempre que um consumidor adquire uma garrafa de gás, quer seja na entrega ao domicílio ou num dos 22.000 pontos de venda espalhados pelo país, receberá um cartão informativo que o recordará da necessidade de substituir os tubos de borracha com validade. No mesmo cartão encontrará o contacto do revendedor local, que poderá prestar o serviço.

Depois da instalação ser verificada, o revendedor deixará um cartão em forma de garrafa, pendurada no tubo de borracha, que recordará o cliente da necessidade de substituir novamente o tubo no final da sua validade.

Este pequeno alerta contribui em muito para a segurança dos clientes, que hoje, por falta de informação ou preocupação poderão ter em casa, tubos fora da validade. Os tubos de borracha quando ultrapassam a data de validade têm tendência a ficar ressequidos, abrindo rachas, que podem originar fugas de gás e provocar acidentes.

Com este serviço de aconselhamento, a Galp Gás, pretende aumentar a segurança em casa dos clientes e desenvolver uma relação mais estreita com estes. Num mercado, onde a concorrência é cada vez mais agressiva e as características intrínsecas dos produtos são muito idênticas, este tipo de serviços reflecte-se num grande valor acrescentado que diferencia a nossa oferta e contribui para uma maior fidelização dos mesmos.

Esta iniciativa já foi divulgada a toda a rede de revenda Galp Gás e está a ser implementada a nível nacional. A receptividade por todo o canal de vendas foi muito boa e a opinião unânime: “Este era o serviço que estava a faltar, para prestarmos um serviço com cada vez mais qualidade aos nossos clientes”


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